domingo, 31 de janeiro de 2016

A importância do ensino de xadrez nas escolas

Conforme NUNO COBRA, um dos maiores especialistas em educação física do país, “o xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras” […].
De fato, muitas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo sobre seus praticantes. Por exemplo, há mais de 100 anos, BINET foi o primeiro que começou a estabelecer as relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente, tais como inteligência, concentração, imaginação e memória. Mais recentemente, na “Venezuela, o Ministério da Educação apresentou conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo”.
Em entrevista cedida à revista Veja, o ex-campeão mundial GARRY KASPAROV aponta que “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Não é por acaso que, nas 13.000 escolas americanas onde se ensina xadrez, as crianças têm melhor desempenho em disciplinas como matemática e redação. Elas também demonstram ter um senso de responsabilidade mais aguçado”. Na sequência, o entrevistador indagou: qual é a relação entre xadrez e senso de responsabilidade? O Grande Mestre Internacional, brilhantemente, respondeu: “está na moda dizer que tudo que acontece de ruim é responsabilidade de todo mundo. O jogo coloca as coisas no seu devido lugar: é você quem responde pelo movimento de suas peças, e mais ninguém. Como na vida, você é o único responsável pelos próprios atos”.
Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2009. 
Disponível em: http://www.blogdomadeira.com.br/2009/02/a-importancia-do-ensino-do-xadrez-nas-escolas/
REGRAS DO XADREZ
O Tabuleiro e as Peças

Quando nós falamos de peças de cor preta ou branca estaremos nos referindo ao lado das peças de cor mais escura ou mais clara respectivamente.
Chamamos de casa cada um dos quadrados do tabuleiro.

O tabuleiro deve ser posicionado de tal maneira que a casa do canto inferior, à direita do jogador seja branca.



As peças do jogo de xadrez são:
 PEÃO
 CAVALO
 BISPO
 TORRE
 RAINHA OU DAMA
 REI


As peças são distribuídas no tabuleiro de acordo com o desenho ao lado. Note que quando o tabuleiro possui indicação de letras e números as peças brancas devem iniciar nas fileiras numerados com 1 e 2.
Note também a posição do rei e da rainha no início do jogo:
Rei branco – casa preta
Rei preto – casa branca
Rainha branca – casa branca
Rainha preta – casa preta
As brancas sempre fazem o primeiro movimento!

                            Movimento das peças


  TORRE  
A torre se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.



  BISPO
O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.


  CAVALO  
O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.


  RAINHA  
A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.


  REI  
O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei pode andar 2 casas.


  PEÃO  
O peão só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada peão ele pode avançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1 casa.

Promoção do Peão




Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.



 Captura
Capturar uma peça é tomá-la do adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à esquerda.

No diagrama ao lado temos vários exemplos de movimentos que resultam em capturas.

O peão branco pode capturar a torre preta? Por que?

A torre preta pode capturar a rainha branca? Por que?


Movimentos especiais
Roque – é um movimento que envolve a torre e o rei. É o único movimento do xadrez em que você mexe duas peças ao mesmo tempo e que o rei anda duas casas. O objetivo do roque é tirar o rei do centro do tabuleiro e deixá-lo num canto que é mais protegido, ao mesmo tempo colocar a torre no centro do tabuleiro para facilitar seus ataques.

No roque o rei anda duas casas em direção à torre e a torre pula o rei ficando ao seu lado.
O roque grande é aquele que o rei anda em direção à torre mais distante.
O roque pequeno é aquele em que o rei anda em direção à torre mais próxima.

Condições para fazer o roque:
·        O rei não pode ter se movimentado nenhuma vez;
·        A torre com quem se quer rocar não pode ter feito nenhum movimento;
·        Não pode haver peças entre o rei e a torre;
·        O rei não pode estar em xeque;
·        O rei não pode passar, nem terminar em casa que esteja sob o ataque de peça adversária.
Responda se o roque pode ou não ser feito e porquê.

Roque pequeno das brancas:
Roque grande das brancas:
Roque pequeno das pretas:
Roque grande das pretas:



“en passant” ou “Ao passar” – é uma forma especial de captura que o peão faz quando esse está na 5ª fila (em relação ao jogador) e um peão adversário avança duas casas “passando” do seu lado.
Na posição do desenho o peão branco está na 5ª fila e o peão preto avança duas casas “passando ao seu lado”.
Para capturar o peão preto, o peão branco deve ocupar a casa por onde “passou” o peão preto.
Essa é a posição após a captura do peão.

Condições para capturar “en passant”:
·        O seu peão deve estar na 5ª fila;
·        O peão adversário deve avançar duas casas passando ao seu lado;
·        Somente no lance imediatamente após o avanço do peão adversário.

Se você estiver jogando de pretas, observe que o peão preto está na 5ª fila em relação a você.
Quando o peão branco avançou duas casas “passando ao lado” do peão preto este pode, se quiser, capturar o peão branco.A captura tem que ser feita no próximo lance, e o peão preto passa a ocupar a casa por onde o peão branco “passou”.

 Objetivo do Jogo de Xadrez
O objetivo do jogo do xadrez é dar o “mate” no rei adversário. O mate acontece quando o rei está sob ataque de uma ou mais peças adversárias e:
·        O rei não pode se movimentar para nenhuma casa sem ataque;
·        A peça que está atacando não pode ser capturada;
·        Nenhuma peça pode se colocar na frente da peça que está atacando.

O rei branco está sob ataque (xeque) da torre preta. O que o lado branco pode fazer?

O rei pode ir para uma casa não atacada.A rainha pode capturar a torre.A rainha pode ficar na frente da torre.
Qual é a melhor opção nesse exemplo?




Nesse exemplo a torre ataca o rei branco e esse não pode ir para cima, pois essa casa está sob o ataque do bispo. Também nenhuma peça pode capturar a torre ou ficar na frente da torre. Esse é um exemplo de “mate” ou “xeque mate”, e as pretas ganharam o jogo.



Disponível em:http://baquara.com/xadrez/tabuleiro.htm


JOGUE XADREZ ONLINE



Nenhum comentário:

Postar um comentário