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Características Gestão
Democrática
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Gestão da minha escola
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O que poderia mudar?
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Ações possíveis para a mudança?
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Transparência
da gestão da escola, em todos os seus níveis, nos aspectos pedagógicos,
administrativos e financeiro.
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Correção
de alguns desvios de função, considerando as habilidades e afinidades de cada
um funcionário;
Busca
pelo trabalho de colaboração na escola, e não trabalhar pelo outro;
Transparência
no quadro de servidores, com rol fixado em mural expondo a função de cada um;
Transparência
na utilização dos recursos financeiros para conhecimentos de todos.
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Melhoria de profissionais com mais capacidade
técnica para melhor produção no seu trabalho;
Comodismo
e privilégio de alguns funcionários que há muito tempo estão em zona de
conforto e não contribui de uma forma
mais produtiva;
Falta
de envolvimento da comunidade escolar para atuação nos órgãos colegiados.
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Incentivar
os funcionários para capacitação, assim como, ensiná-los no dia a dia a
exercerem seus trabalhos com eficiência;
Conscientizar
sobre a importância do compromisso no trabalho, valorizando a função de cada
um deles, reconhecendo os bons funcionários;
Incentivar
a comunidade escolar para participar do conselho de escola e maior presença
nas reuniões;
Esclarecer
a importância do conselho escolar para auxiliar na gestão da escola;
Manter
sempre as prestações de contas fixada em mural;
Criar
um ambiente seguro e propício ao aprendizado e a construção do conhecimento,
garantindo a democratização das relações pedagógicas.
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Formação
técnica, pedagógica e continuada para a comunidade escolar.
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Incentivo
a participação em cursos de formação continuada, oferecendo condições de
acordo com as possibilidades da escola.
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Resistência
para participação em formação continuada da comunidade escolar,
principalmente os participantes de colegiados, pois alegam a sobrecarga de
trabalho, a desvalorização de títulos no plano de cargo e carreira, comodismo,
etc.
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Incentivar
funcionários e professores para participarem de capacitações, alunos e pais
de alunos ou responsáveis, como por exemplo, cursos pelo Formação pela
Escola, disponibilizado pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação em parceria
com as secretarias municipais;
Planejar
processos de formação continuada, pautados nas reais necessidades dos professores
e funcionários;
Incluir
na formação continuada dos professores e funcionários atividades de cunho
cultural – visitas técnicas, visitas a museus, inserção em espaços culturais.
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Gestão
participativa.
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Gestão
de acompanhamento com foco no pedagógico com apoio direto ao professor,
visando um apoio próximo, orientação efetiva e valorização da prática
pedagógica;
Habilidade
na resolução de conflitos nas relações interpessoais dentro da escola, seja
entre alunos, professores, pais ou funcionários, desenvolvendo uma gestão flexível
e com liderança escolar;
Dedicação
e envolvimento na elaboração e acompanhamento nos projetos pedagógicos
desenvolvidos na escola.
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Funcionários
se acomodam em execução de tarefas e não querem ter o trabalho de aprenderem
para não assumirem suas responsabilidades;
Servidores
que não desejam obedecerem a carga horária adequadamente;
Falta
de compromisso de alguns funcionários na realização de tarefas, que não as
cumpre adequadamente por incompetência técnica ou comodismo e que resulta
sobrecarregando a gestão.
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Divisão
e atribuição de tarefas para que cada funcionário cumpra com seu dever de
forma eficiente;
Organização
do calendário de férias dos servidores de apoio para o período em que não
ocorre as aulas, visto que alguns tinham privilégios de escolher mês de suas
férias;
Informatizar
a secretaria para que o trabalho burocrático seja mais hábil;
Avaliação
e busca de melhoria contínua para o Projeto Político Pedagógico;
Dinamizar
a gestão, implantando a gestão da informação em que enfatize a comunicação no
ambiente escolar.
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Gestão centrada
nos colegiados da escola.
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Fortalecimento
de órgãos colegiados na instituição de ensino.
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Ausência
de grêmio estudantil e conselhos de classe.
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Criar
condições efetivas à participação dos professores nas instâncias colegiadas
da escola, favorecendo suas práticas organizativas;
Criação
de conselho de classe;
Criação
do grêmio estudantil;
Calendário
de reuniões definido no início do ano letivo para o conselho de escola;
Proporcionar
interação com as famílias, convocando para reuniões bimestrais e legitimar
sua participação escutando e considerando sua opinião para as decisões da
escola;
Realizar
reuniões em horários compatíveis com aquelas das famílias;
Criar
um clima amistoso nas reuniões;
Distribuição
de tarefas para os membros do conselho de escola;
Discutir,
negociar e estabelecer consensos com relação às regras de convivência, ao
regimento da escola que deve primar por regras que tenham de fato sentido
para a comunidade escolar.
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Busca
da qualidade da educação na instituição de ensino.
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Seriedade
e compromisso na execução e acompanhamento dos programas de auxílio a
aprendizagem e para permanência dos estudantes na escola;
Participação
em capacitações e formações para melhor compreensão e entendimento sobre
diversos programas.
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Falta
de engajamento em formações continuadas que proporcione informações e
conhecimento sobre programas de auxílio a aprendizagem e para permanência dos
estudantes na escola, a saber: PDDE, PNAE, PNATE, PNLD, PME, etc.
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Estimular
funcionários e conselheiros escolares em formações dos programas de auxílio a
aprendizagem e para permanência dos estudantes na escola, a saber: PDDE,
PNAE, PNATE, PNLD, PME, etc.
Criar,
fomentar, facilitar condições para a participação da comunidade escolar nos
programas mencionados.
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Referências
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. A
atuação do gestor escolar – dimensões política e pedagógica. Escola de
gestores da educação básica. Moodle3.mec.gov.br. Brasília, 2015.
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. O
trabalho do gestor na escola: dimensões, relações, conflitos, formas de
atuação. Escola de gestores da educação básica. Moodle3.mec.gov.br.
Brasília, 2015.
(Atividade realizada por Rosamilton Lima para a Sala Ambiente "Projeto Vivencial" do Curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFRN)
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