sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A atuação da gestão escolar na Escola Estadual Vicente de Fontes


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Características Gestão Democrática
Gestão da minha escola
O que poderia mudar?
Ações possíveis para a mudança?
Transparência da gestão da escola, em todos os seus níveis, nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiro.
Correção de alguns desvios de função, considerando as habilidades e afinidades de cada um funcionário;
Busca pelo trabalho de colaboração na escola, e não trabalhar pelo outro;
Transparência no quadro de servidores, com rol fixado em mural expondo a função de cada um;
Transparência na utilização dos recursos financeiros para conhecimentos de todos.
Melhoria  de profissionais com mais capacidade técnica para melhor produção no seu trabalho;
Comodismo e privilégio de alguns funcionários que há muito tempo estão em zona de conforto  e não contribui de uma forma mais produtiva;
Falta de envolvimento da comunidade escolar para atuação nos órgãos colegiados.
Incentivar os funcionários para capacitação, assim como, ensiná-los no dia a dia a exercerem seus trabalhos com eficiência;
Conscientizar sobre a importância do compromisso no trabalho, valorizando a função de cada um deles, reconhecendo os bons funcionários;
Incentivar a comunidade escolar para participar do conselho de escola e maior presença nas reuniões;
Esclarecer a importância do conselho escolar para auxiliar na gestão da escola;
Manter sempre as prestações de contas fixada em mural;
Criar um ambiente seguro e propício ao aprendizado e a construção do conhecimento, garantindo a democratização das relações pedagógicas.
Formação técnica, pedagógica e continuada para a comunidade escolar.
Incentivo a participação em cursos de formação continuada, oferecendo condições de acordo com as possibilidades da escola.
Resistência para participação em formação continuada da comunidade escolar, principalmente os participantes de colegiados, pois alegam a sobrecarga de trabalho, a desvalorização de títulos no plano de cargo e carreira, comodismo, etc.
Incentivar funcionários e professores para participarem de capacitações, alunos e pais de alunos ou responsáveis, como por exemplo, cursos pelo Formação pela Escola, disponibilizado pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação em parceria com as secretarias municipais;
Planejar processos de formação continuada, pautados nas reais necessidades dos professores e funcionários;
Incluir na formação continuada dos professores e funcionários atividades de cunho cultural – visitas técnicas, visitas a museus, inserção em espaços culturais.
Gestão participativa.
Gestão de acompanhamento com foco no pedagógico com apoio direto ao professor, visando um apoio próximo, orientação efetiva e valorização da prática pedagógica;
Habilidade na resolução de conflitos nas relações interpessoais dentro da escola, seja entre alunos, professores, pais ou funcionários, desenvolvendo uma gestão flexível e com liderança escolar;
Dedicação e envolvimento na elaboração e acompanhamento nos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola.
Funcionários se acomodam em execução de tarefas e não querem ter o trabalho de aprenderem para não assumirem suas responsabilidades;
Servidores que não desejam obedecerem a carga horária adequadamente;
Falta de compromisso de alguns funcionários na realização de tarefas, que não as cumpre adequadamente por incompetência técnica ou comodismo e que resulta sobrecarregando a gestão.
Divisão e atribuição de tarefas para que cada funcionário cumpra com seu dever de forma eficiente;
Organização do calendário de férias dos servidores de apoio para o período em que não ocorre as aulas, visto que alguns tinham privilégios de escolher mês de suas férias;
Informatizar a secretaria para que o trabalho burocrático seja mais hábil;
Avaliação e busca de melhoria contínua para o Projeto Político Pedagógico;
Dinamizar a gestão, implantando a gestão da informação em que enfatize a comunicação no ambiente escolar.
Gestão centrada nos colegiados da escola.
Fortalecimento de órgãos colegiados na instituição de ensino.

Ausência de grêmio estudantil e conselhos de classe.
Criar condições efetivas à participação dos professores nas instâncias colegiadas da escola, favorecendo suas práticas organizativas;
Criação de conselho de classe;
Criação do grêmio estudantil;
Calendário de reuniões definido no início do ano letivo para o conselho de escola;
Proporcionar interação com as famílias, convocando para reuniões bimestrais e legitimar sua participação escutando e considerando sua opinião para as decisões da escola;
Realizar reuniões em horários compatíveis com aquelas das famílias;
Criar um clima amistoso nas reuniões;
Distribuição de tarefas para os membros do conselho de escola;
Discutir, negociar e estabelecer consensos com relação às regras de convivência, ao regimento da escola que deve primar por regras que tenham de fato sentido para a comunidade escolar.
Busca da qualidade da educação na instituição de ensino.
Seriedade e compromisso na execução e acompanhamento dos programas de auxílio a aprendizagem e para permanência dos estudantes na escola;
Participação em capacitações e formações para melhor compreensão e entendimento sobre diversos programas.
Falta de engajamento em formações continuadas que proporcione informações e conhecimento sobre programas de auxílio a aprendizagem e para permanência dos estudantes na escola, a saber: PDDE, PNAE, PNATE, PNLD, PME, etc.
Estimular funcionários e conselheiros escolares em formações dos programas de auxílio a aprendizagem e para permanência dos estudantes na escola, a saber: PDDE, PNAE, PNATE, PNLD, PME, etc.
Criar, fomentar, facilitar condições para a participação da comunidade escolar nos programas mencionados.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. A atuação do gestor escolar – dimensões política e pedagógica. Escola de gestores da educação básica. Moodle3.mec.gov.br. Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. O trabalho do gestor na escola: dimensões, relações, conflitos, formas de atuação. Escola de gestores da educação básica. Moodle3.mec.gov.br. Brasília, 2015.

(Atividade realizada por Rosamilton Lima para a Sala Ambiente "Projeto Vivencial" do Curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFRN)

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