O currículo é um relevante tema para discussão nas escolas brasileiras,
porque nosso aluno necessita de uma base de conhecimentos que ajude a superar
as dificuldades do dia a dia. Nesse sentido, é necessário um direcionamento
nesses conteúdos que componha um currículo pertinente com a realidade desse
estudante. Para isso, MOREIRA (2001) destaca os Estados Unidos como uma
referência para o Brasil nessa área. Para essa constatação, o referido
estudioso realizou uma pesquisa nos anos 90 com especialistas brasileiros,
verificando como eles têm recebido, interpretado, integrado e/ou rejeitado as
novas influências, ideias e teorias.
Na opinião dos especialistas entrevistados foi constatado um avanço de
produção na área do currículo, mas que é necessário fazer uma análise crítica
sobre o que vem sugerido na literatura estrangeira para que se encaixe e seja
realmente útil para a realidade brasileira. Além disso, foi apontado que nosso
país deve se preocupar um pouco mais com a cultura, despertando para as
questões de gênero e raça. Eles acrescentam ainda que as universidades devem
trabalhar a formação de professores levando em conta um currículo que esteja
próximo da realidade da prática na escola com conteúdos mais significativos
voltados para situações problemas no chão da sala de aula. Assim, o campo do
currículo deve avançar, mas sem perder o foco na prática pedagógica.
Dessa forma, como podemos ver ocorreu um crescimento na produção de
teorias sobre a área do currículo, embora seja perceptível a necessidade de analisar
criticamente pesquisas e estudos nessa área, mas que se confirma que ocorreu de
fato um salto qualitativo. Então, para que essa produção de conhecimento
teórico seja significativa, proporcionando resultados deve aplicar esses
estudos na prática pedagógica.
Portanto, o currículo deve ser pensado para atender as perspectivas dos
estudantes na sociedade atual, trazendo componentes curriculares relacionados
ao interesse deles para motivá-los cada vez mais a aprendizagem que seja
aplicada além dos muros da escola, evitando assim o fracasso escolar. A grade
curricular deve ofertar componentes com base na dinamicidade do ambiente
social, mas pensada com responsabilidade de acordo com uma reflexão crítica em
que se mantenha o objetivo da escola que é preparar o aluno para exercer a
cidadania plena. Logo, não devemos nos encantar por propostas curriculares
importadas sem antes realizarmos uma avaliação para aplicarmos de acordo com a
realidade de nossas escolas. Assim, o problema do currículo deve ser resolvido na
prática, discutindo os problemas do cotidiano para criação e aplicação de
métodos e/ou abordagens teóricas.
Na concepção de MOREIRA (2001), o aumento na produção de ideias e
sugestões de teorias ainda não se chegou efetivamente na prática de sala de aula,
isto é, o currículo deve ser visto como o ambiente em ação. “O papel da teoria
é ajudar os profissionais envolvidos no trabalho com o currículo a refletir
profundamente sobre suas situações individuais específicas, e não a mudar as
escolas, hoje nas mãos de políticos, editores e especialistas nas diferentes
disciplinas (MOREIRA 2001, p. 47). Nessa perspectiva, ainda temos um desafio
enorme para avançar nesse campo do currículo para que ocorra uma melhoria na
aprendizagem dos alunos em um saber que seja útil para sua vida quando concluir
a sua educação básica, e na concepção do referido autor, nos anos noventa o
campo do currículo caminhou para uma situação de crise, mas que esse período
pode ser fértil porque possibilita o surgimento de alternativas teóricas e
novas práticas.
Referências
MOREIRA, Antônio
Flávio Barbosa Moreira. O campo do Currículo no Brasil: os anos noventa. IN: Currículo sem Fronteiras, v.1,
n.1, pp.35-49, Jan/Jun 2001. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss1articles/moreira.pdf>.
Acesso em: 13 jul. 2015.
(Texto produzido por Rosamilton Lima. Atividade da Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação do Curso de Especialização em Gestão Escolar).
(Texto produzido por Rosamilton Lima. Atividade da Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação do Curso de Especialização em Gestão Escolar).
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