sábado, 6 de fevereiro de 2016

Percepção inicial do Curso de Gestão Escolar

O curso de Especialização à Distancia em Gestão Escolar é relevante porque proporcionará conhecimentos que podem contribuir significativamente para a nossa prática como gestores escolares. Contudo, nosso desafio maior para estudar no referido curso é o pouco tempo que temos para executar as atividades propostas. No que se refere ao visual da sala ambiente, até o  momento não estamos encontrando dificuldades porque gostamos da interatividade do ambiente virtual. Além disso, o arquivo/texto, cujo título é passo a passo disponível na biblioteca da sala ambiente traz as instruções desde o acesso ao curso até a 10ª e última atividade da primeira sala ambiente de forma clara e simplificada que nos fazem compreender com facilidade todas as tarefas a serem desenvolvidas neste primeiro contato com o curso. É interessante mencionarmos que estudar em cursos semipresenciais nos permite um ganho de tempo e objetividade dentro da comodidade do espaço físico em nossa própria residência. A execução das atividades no moodle nos instiga a responder cada tarefa no desafiante espaço virtual.
Neste primeiro momento em contato com a sala ambiente de introdução ao curso de Especialização em Gestão Escolar estamos nos familiarizando com as ferramentas e recursos que nos auxiliam na nossa aprendizagem. Além disso, já adentramos no universo teórico do curso por meio das reflexões dos vídeos que debatem temas próximos e relevantes de nossa realidade para a nossa prática como gestores escolares. Os fóruns e chats são meios de intensificar a aprendizagem tendo em vista a interação entre os participantes do curso. Todavia, ainda não há muita utilização destes, principalmente nos chats, por parte dos cursistas, embora as tutoras e o professor responsável pela sala estão sempre disponíveis nos horários determinados. No entanto, acreditamos que com o aprofundamento dos conteúdos ocorrerão debates significativos por meio desse recurso.
Portanto, a avaliação que fazemos até o presente momento é que o projeto gráfico do texto de apresentação do curso é adequado com margens, letras e design atrativo e dialoga com clareza com o cursista, utilizando-se de uma linguagem de fácil acesso. Os recursos de mídia, como vídeos facilitam a aprendizagem com debates que envolvem temáticas significativas e úteis. Ademais, o ambiente virtual do curso é de fácil uso e apresenta-se constantemente estável e amigável, sendo que a organização do curso no ambiente virtual permite encontrar facilmente o que se procura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário