sábado, 6 de fevereiro de 2016

Artigos publicados em periódicos relacionados ao ensino e aprendizagem

APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NOS ESTADOS UNIDOS: UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA

José Rosamilton de Lima


ResumoEste trabalho é um relato de experiência de um curso de capacitação em Língua Inglesa nos Estados Unidos. O referido curso ocorreu na universidade Saint John’s na cidade de Nova York. Aprendemos sobre a história e a cultura norte-americanas, assim como práticas e métodos em ensino de Língua Inglesa para falantes de outras línguas. Além disso, aprimoramos as habilidades linguísticas de compreensão e produção oral e compreensão e produção escrita. Usamos como fundamentação teórica os estudos de Brown (2007), Harmer (2012), Richard-Amato (2010), Almeida Filho (2008), PCN (1998; 1999) entre outros. A capacitação no exterior foi útil porque proporcionou contribuições para a nossa prática pedagógica, repercutindo em aulas mais dinâmicas e motivadoras para nossos alunos.

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http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11005




A FALA MÍTICA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE BARACK OBAMA

José Rosamilton Lima
Ivanaldo Oliveira Santos


Resumo: Objetiva-se, neste trabalho, mostrar como se dá a construção da imagem heróica de Barack Obama, tendo a fala mítica como categoria de análise. Como corpus da pesquisa, tem-se o editorial do Jornal americano The New York Times, publicado no dia 5 de novembro de 2008A base teórica para este estudo respalda-se principalmente em ELIADE (2001 ; 2007), que afirma que, mesmo na era tecnológica que se vive, há prevalência  de alguns traços da conduta do homem arcaico e, BARTHES (2007) para quem o mito na atualidade é uma fala. Observa-se que o editorial analisado se utiliza de representações míticas para a construção da identidade política de Barack Obama durante as disputas eleitorais americanas de 2008, buscando configurar sobre ele a imagem do herói. Dessa forma, aponta-se a mídia como um meio que produz e propaga arquétipos mitológicos na sociedade contemporânea.  Palavras-chave: Editorial, mídia, fala mítica, homem, sociedade.

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http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4115




METHODS OF FOREIGN LANGUAGES TEACHING AND GRAMMAR TEACHING
  
José Rosamilton de Lima
Charles Albuquerque Ponte 




RESUMO: O ensino de língua funciona como meios de proporcionar acesso ao conhecimento e consequentemente a diferentes formas de pensar, criar, sentir, agir e conceber a realidade. Para aprender uma língua, o estudante necessita usar as regras gramaticais em contextos que mostrem um nível de competência linguística, ou seja, é impossível aprender uma língua sem que se aprenda a sua estrutura. Este trabalho está fundamentado teoricamente nas concepções de gramática estabelecidas por Sírio Possenti (1996). Nós também nos fundamentamos em outros teóricos brasileiros como Almeida Filho (1998) e Moita Lopes (1996), além de teóricos estrangeiros como Richards (2001), Celce-Murcia (1991), Thornbury (1999) entre outros. Podemos afirmar que em todos os métodos de segunda língua a gramática é ensinada de forma indutiva ou dedutiva, a partir de estruturas simples para as complexas como um apoio para facilitar a compreensão da leitura. A gramática deve ser ensinada com o propósito comunicativo ou suportada pela aprendizagem desde que ela não prejudique o uso espontâneo da língua que está sendo ensinada. Portanto, a gramática deve ser estudada a partir de textos significativos que circulam no meio social e diz respeito a situações reais de comunicação da vida social do estudante, além de técnicas tais como a utilização de gráficos, objetos, mapas e outros desenhos que estimulam o aluno para aprender inglês.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de língua, competência linguística, concepções de gramática.


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O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES EM JOSÉ DA PENHA – RN

José Rosamilton de Lima

RESUMO: Neste trabalho enfatizamos o PDDE Integral que possui como ação agregada o Programa Mais Educação - PME. Dessa forma, discutimos como é executado o PME na Escola Estadual Vicente de Fontes em José da Penha - RN. Para isso, elaboramos e aplicamos dois questionários, um para os profissionais envolvidos e o outro para os alunos contemplados. Nossa finalidade é verificarmos como ocorre o referido programa nessa instituição de ensino público, nos posicionando criticamente a respeito do mesmo. O PME é um modelo de Educação Integral que pode obter bons resultados desde que ocorra um compromisso maior em proporcionar melhorias na estrutura física da escola e um investimento maior para profissionais para ministrar as atividades, além de que se faz necessário destinar mais recursos para a alimentação.
PALAVRAS-CHAVE: Programa Dinheiro Direto na Escola. Programa Mais Educação. Escola Estadual Vicente de Fontes.

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A TRILHA DO HERÓI: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 

José Rosamilton de Lima - UERN
Ivanaldo Oliveira dos Santos- UERN

Resumo: Objetiva-se, neste trabalho, traçar um percurso histórico sobre o conceito de herói da antiguidade até a modernidade. O herói sempre teve seu espaço garantido desde as lendas transmitidas oralmente de geração para geração, que influenciaram várias obras literárias, seja na ficção do cinema inspirada na maioria das vezes na própria literatura e também na vida real. Pode se dizer que o herói é aquele que conquista a admiração pelos seus feitos e sua coragem, e, além disso, ganha o afeto do seu povo pelo seu caráter. O verdadeiro herói deve sempre lutar para estabelecer e garantir a ordem para proteger a sua nação. Como base teórica recorre-se aos estudos de Kothe (1987), Feijó (1995), Brombert (2001), Adorno & Horkheimer (2006) e Benjamin (1989). Diante da injustiça e desigualdade social o ser humano passa por sofrimentos, e a partir daí continua a existir o desejo e a necessidade de heróis para proteger a população e combater o caos social. Neste cenário de contrastes a mídia passa a ter muita influência na formação do sujeito. Logo, ela se insere neste meio e de forma lúdica lança estereótipos de heróis que geralmente surgem da política como alguém capaz de combater as injustiças sociais, que na maioria das vezes, são conseqüências do capitalismo. Portanto, a mídia contribui de forma significativa para configurar o herói da modernidade. 
Palavras-chave: Herói; Mídia; Modernidade; Capitalismo.  

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EDITORIAL: GÊNERO DE EXPRESSÃO OPINATIVA 

José Rosamilton de Lima
 Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho

Resumo: Objetiva-se, neste trabalho mostrar a definição de gêneros do discurso, como forma de facilitar a compreensão da grande diversidade e complexidade textual presente na sociedade. No que se refere ao editorial, destaca-se esse gênero opinativo como de grande influência no meio social para a formação intelectual e cidadã da população, pois é composto principalmente de sequências tipológicas argumentativas, pertence ao domínio discursivo classificado como jornalismo, e possui como suporte convencional a revista e o jornal. 
Palavras-chaves: Gêneros do discurso. Editorial. Sociedade.

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O DESAFIO DA ESCOLA EM TRABALHAR COM A DIVERSIDADE

José Rosamilton de Lima

Resumo

Neste artigo, objetiva-se trazer breves reflexões acerca das temáticas: promoção da igualdade, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, identidade de gênero e de orientação sexual. Este artigo é composto de três partes. Na primeira abordamos a diversidade cultural no Brasil e mostramos como o negro é penalizado por meio das relações de força. Na segunda, falamos sobre a importância da escola para promover a equidade de gênero e combater as formas de discriminação. Na última parte discutimos a discriminação sofrida pelos homossexuais e a falta de preparação da escola quando se omite de trabalhar a temática da sexualidade. Para isso, nos fundamentamos teoricamente no livro de conteúdo Gênero e Diversidade na Escola (2009), e recorremos aos estudos de Foucault (2008a; 2008b) e Bento (2006; 2008). Podemos dizer que pensar em preparar o indivíduo para exercer cidadania é refletir questões que propicie a qualidade de vida do ser humano enquanto sujeito capaz de ter a liberdade de decidir sobre a sua própria sexualidade, sobre que atividades no mercado de trabalho deseja desenvolver independentemente do gênero ou cor da pele. Portanto, a escola como instituição formadora de opinião e com o dever de formar o aluno para a cidadania, não pode continuar propagando ideias e conceitos que alimentem o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana.
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O Discurso e as Transformações Sociais

José Rosamilton de Lima
Ivanaldo Oliveira Santos


ResumoNeste trabalho pretende-se mostrar como surgiu a Análise do Discurso Francesa. Aborda-se, assim, as diferentes fases desse campo linguístico desde o seu surgimento e a sua importância para subsidiar estudos relacionados ao discurso, em uma perspectiva de proporcionar um grande poder de transformação social. A base teórica deste artigo respalda-se principalmente em Foucault (2008a; 2008b), Orlandi (2007) e Mazière (2007). Destaca-se a relevância do discurso como representação de uma linguagem viva, ativa, capaz de promover transformações sociais. Argumenta-se que o discurso é a língua posta em funcionamento por sujeitos que produzem sentidos numa dada sociedade, e que o sujeito discursivo é um ser inserido em um espaço coletivo, cuja existência se dá em um espaço social e ideológico em um determinado momento histórico. Portanto, quando o indivíduo nasce os discursos já estão em andamento, em cujo processo ele deve entrar.

Palavras-chaveDiscurso; Sociedade; Linguagem; Sujeito discursivo


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UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE VIDA DE ALUNOS DE ESPANHOL DO PARFOR 

José Rosamilton de Lima
Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho


Resumo:  Neste artigo analisamos duas narrativas de vida de alunos do PARFOR, direcionando as análises para a formação do professor de língua estrangeira. Usamos como base teórica Aranha (1996), Libâneo (1994; 2002), Bosi (2007), Halbwachs (2006) entre outros. Nós constatamos que o descaso quanto à realidade dos professores, no contexto nacional, parece ser uma iniciativa sistematizada pelos governos brasileiros, através dos tempos, tendo em vista a manutenção de um modelo de dominação política que sobrevive a partir da fragilidade da educação ofertada ao povo. Esse fato está cada vez mais presente na memória dos educadores e constitui um viés significativo na construção de sua identidade pessoal e profissional, marcante em suas narrativas de vida. 
Palavras-chave: Narrativas de vida. Formação de professor. Aluno. Língua estrangeira. Memória.

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Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola

José Rosamilton Lima


ResumoNeste trabalho analisamos como osgêneros textuais são utilizados no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola do Ensino Médio e que implicações essaestrutura traz para o aluno. Para isso descrevemos a diversidade de gênerospresentes no referido livro e discutimos as implicações dessa organização. Usamoscomo referencial teórico a abordagem dos PCN (1998) e os estudos de AlmeidaFilho (2008), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), dentre outros. Constatamos queo Livro Didático analisado possui uma boa diversidade de gêneros, contendoambos os registros, formal e informal, sendo a maioria pertencente à modalidadeescrita da língua, mas com gêneros da oralidade e até da modalidade visual oumultimodal. Os textos apresentam-se em tamanho adequado e possuem linguagemsimples e acessível à faixa etária do aluno. Os temas presentes nos gênerosestão dentro de uma proposta comunicativa, trazem variedade e adequação e sãotextos recentes extraídos de suportes que estão inseridos no contexto social.Portanto, podemos dizer que o Livro Didático Síntesis é um manual relevante para aprendizagem do aluno poroferecer uma proposta por meio de textos com uma boa diversidade de gêneros,adequados aos alunos, de forma a possibilitar situações reais de comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem.Aluno. Gêneros textuais. Livro Didático Síntesis.Língua Espanhola

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O jornal norte-americano: The New York Times

José Rosamilton DE LIMA
Ivanaldo Oliveira DOS SANTOS FILHO

ResumoNeste trabalho discutimos sobre o poder da mídia na sociedade contemporânea e apontamos o jornal americano The New York Times como um dos jornais mais influentes do mundo. Podemos dizer que a mídia é formadora de opiniões e está a serviço do comércio. Ademais, ela impõe-nos parâmetros sociais, culturais e políticos. Como base teórica recorremos aos estudos de Foucault (2008), Brandão (2004), Ferrari (2009), Melo (2003), Molina (2008) entre outros. Apresentamos um percurso histórico sobre o The New York Times, mostrando a dinastia da família Ochs Sulzberger a frente do jornal por mais de um século de superação de dificuldades e de sucesso, como por exemplo, como esse veículo de comunicação resistiu à invasão da televisão e da internet, aos crescentes custos de produção e a mudança de valores da sociedade contemporânea. Portanto, jornal como o The New York Times exerce poder na sociedade por proporcionar a divulgação da informação e influenciar na formação da opinião pública.

Palavras-chave: Mídia. The New York Times. Sociedade.

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O Brasil na ótica do jornal norte-americano The New York Times

José Rosamilton de Lima 
Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho


Neste trabalho analisamos o editorial “A voz do Brasil no cenário mundial”, publicado no dia 21 de março de 2015, pelo The New York Times, que enfatiza a situação econômica e política de nosso país. Estamos subsidiados pela Análise do Discurso e utilizamos como categorias de análise a memória discursiva, a história, o enunciado, o sujeito e o discurso. Nos baseamos teoricamente em Foucault (2008), Orlandi (2005), Bauman (2005), Lopez (1988), Achard (2007), Leite (2007), entre outros. Nosso objetivo é investigar como o mencionado jornal estadunidense constrói a imagem social do Brasil no que se refere à economia e política perante o cenário mundial. Portanto, constatamos que é construída uma imagem negativa do Brasil por considerar que a presidente Dilma, apesar de toda a sua trajetória de luta por um país com justiça social, não tem conseguido fazê-lo avançar no cenário mundial. Logo, na ótica do The New York Times, nosso país está vivenciando uma crise econômica e política que atraiu o olhar da mídia internacional pelos escândalos de corrupção com o envolvimento de políticos brasileiros na Petrobras.
Palavras-chave: Imagem do Brasil. Análise do Discurso. Editorial. The New York Times.

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http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=15765&dd99=view&dd98=pb


Os gêneros do discurso no livro didático de língua inglesa da educação de jovens e adultos. 

José Rosamilton de Lima
Deny de Souza Gandour


Resumo: Neste trabalho analisa-se o livro didático de Língua Inglesa da Educação de Jovens e Adultos, volume único, da editora Educarte (1999), objetivando verificar se esse material didático atende às necessidades de aprendizagem dos alunos nessa modalidade de ensino. Defende-se que o professor de Língua Inglesa deverá buscar meios para a aplicação de um número variado de gêneros do discurso em sala de aula, porque é uma forma do aprendiz inserir-se nas práticas discursivas e compreender melhor as relações sociais nas quais está envolvido. Conclui-se que o livro analisado é um bom material, pois é composto por uma diversidade de gêneros textuais com temas sociais relacionados com a vida do aluno. Além do mais, os referidos gêneros são extraídos de fontes autênticas e prioriza a leitura, a habilidade mais relevante no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica.

Palavras-chave: Gêneros do discurso. Ensino de Língua Inglesa. Livro didático.

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OS PENITENTES DE SARAMAGO

CIRO LEANDRO COSTA DA FONSÊCA
JOSÉ ROSAMILTON DE LIMA

No Crato, a exemplo de outras cidades do interior cearense, o horror diante da moléstia incentivava numerosas procissões de penitência. Noite e dia, viam-se multidões de fiéis entoando litanias desesperadas pela rua. Uns seguiam com volumosas pedras sobre a cabeça; outros se flagelavam, açoitando as próprias costas com chicotes de couro cru, na ponta dos quais eram amarradas as “disciplinas”, lâminas de ferro afiadas e dentadas.
Lira Neto, Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão

        Esta epígrafe escolhida como mote deste trabalho enfatiza os contextos sócio-históricos dos rituais de penitências no sertão do Nordeste brasileiro. Estes eram realizados principalmente quando a população se sentia devedora e castigada pela ira divina devido aos seus pecados com anos de seca e miséria ou com doenças e moléstias. O trecho em epígrafe se inscreve na terrível epidemia de cólera-morbo no estado do Ceará em 1862 que resultou num número de 1100 vítimas, entre as quais o pai do padre Cícero Romão Batista. 11 mil mortos na capital e nos sertões cearense. Sempre quando o povo se sentia ameaçado com alguma desgraça, as penitências se atualizavam no cotidiano dos sertanejos.

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