sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Atuação do gestor escolar


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Fatores mais importantes na gestão escolar
01
Ênfase na dimensão político-pedagógica da gestão, sempre priorizando a aprendizagem do aluno;
02
Gestão participativa com dedicação e envolvimento na elaboração e acompanhamento nos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola com apoio direto ao professor, visando um apoio próximo, orientação efetiva e valorização da prática pedagógica.
03
Transparência da gestão da escola, em todos os seus níveis, nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro.
04
Gestão centrada nos colegiados da escola com o fortalecimento desses órgãos na instituição de ensino
05
Combate a reprovação e evasão escolar, dando suporte para que o aluno adquira conhecimento e prevaleça na escola;
06
Habilidade na resolução de conflitos nas relações interpessoais dentro da escola, seja entre alunos ou funcionários, desenvolvendo uma gestão flexível e com liderança escolar;
07
Busca pelo trabalho de colaboração na escola, e não trabalhar pelo outro sobrecarregando a gestão;
08
Formação técnica e continuada para a comunidade escolar, principalmente os conselheiros de escola;
09
Seriedade e compromisso na execução e acompanhamento dos programas de auxílio a aprendizagem e para permanência dos estudantes na escola;
10
Correção de alguns desvios de função, considerando as habilidades e afinidades de cada um funcionário.


Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. A atuação do gestor escolar – dimensões política e pedagógica. Escola de gestores da educação básica. Moodle3.mec.gov.br. Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. O trabalho do gestor na escola: dimensões, relações, conflitos, formas de atuação. Escola de gestores da educação básica. Moodle3.mec.gov.br. Brasília, 2015.

(Atividade realizada por Rosamilton Lima para a Sala Ambiente "Projeto Vivencial" no Curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFRN)

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