Link para o vídeo no Youtube:
Atividade Referente ao Vídeo “A história e
os caminhos da gestão escolar: Ensino Médio fazendo escola”.
Conforme
relata o vídeo com entrevistas para a Professora Maria Badgia, Professor Célio
da Cunha e o Professor Erasto Fortes Mendonça, foi relatado que as lutas pela
democratização vem se estendendo por décadas, mais propriamente a partir da
década de 80 por meio do congresso nacional quando se instalou o processo
constituinte, para a consolidação de experiências que busca uma eficiência no
ensino público brasileiro. Desse modo, a gestão democrática foi posta na
constituição brasileira de 1988 como princípio do ensino público, reforçada na
Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e posteriormente pelo Plano Nacional de
Educação em 2001.
Assim,
a democracia existe para melhorar a vida das pessoas, e na escola a gestão
democrática deve ocorrer para melhorar as aprendizagens dos alunos, visto que
quando pensamos em conhecimento nos remetemos a escola. Na atualidade,
precisamos de uma instituição de ensino inclusiva, capaz de fazer o aluno
aprender, tornando-o cidadão.
O
referido vídeo ainda menciona a importância do Projeto Político Pedagógico –
PPP, apontando-o como um instrumento de elaboração coletiva e dá rumos para
onde vai a escola. É acrescentado que a escola precisa fazer mais ciência em
todas as áreas do conhecimento e desenvolver uma atitude de acolhimento dos
setores representados na mesma, dando voz e vez aqueles que não tinham
oportunidades iguais, como por exemplo, as crianças pobres da periferia.
Para
finalizar é exposto que a escola é uma agência de cidadania, a instituição mais
representativa da democracia, a rede de presença do Estado que precisa formar o
aluno de forma integral, não apenas para o mercado de trabalho, mas para formar
novas mentalidades para o agir, o interagir e o modificar, com o intuito de que
ocorra uma sociedade mais justa, e assim, a gestão democrática tem uma
relevante participação nesse aspecto.
Podemos
dizer que os entrevistados debatem o tema da gestão democrática de forma clara,
e utilizando uma linguagem simples e objetiva com vocábulos bem acessível ao
público destinado (professores/gestores). A partir dessa discussão podemos
inferir que logo após o regime militar brasileiro a sociedade se preocupou em implantar
a gestão democrática na legislação de nosso país. Passadas duas décadas e meia
esse processo ainda se arrasta pelos caminhos das nossas escolas públicas de
forma diversificada. Alguns Estados e Municípios já se encontram em processo
mais avançado, enquanto que em outros ocorre ainda resistências para que a
gestão democrática se implante neles. Creio que estamos no caminho certo, é
preciso que a comunidade aposte nessa ideia e que compreenda também que o
processo de gestão democrática não se restringe somente a eleição para gestores
de escolas, pois a eleição é um passo importante, mas não podemos relacionar
esse processo que é abrangente, somente a isso. A gestão democrática é
relevante na construção de uma escola que possa ofertar um ensino de qualidade,
proporcionando a emancipação das pessoas e o Estado tem papel fundamental
através das políticas educacionais.
(Atividade realizada por Rosamilton
Lima)
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