sábado, 6 de fevereiro de 2016

A história e os caminhos da gestão escolar: Ensino Médio fazendo escola


Link para o vídeo no Youtube:

Atividade Referente ao Vídeo “A história e os caminhos da gestão escolar: Ensino Médio fazendo escola”.

Conforme relata o vídeo com entrevistas para a Professora Maria Badgia, Professor Célio da Cunha e o Professor Erasto Fortes Mendonça, foi relatado que as lutas pela democratização vem se estendendo por décadas, mais propriamente a partir da década de 80 por meio do congresso nacional quando se instalou o processo constituinte, para a consolidação de experiências que busca uma eficiência no ensino público brasileiro. Desse modo, a gestão democrática foi posta na constituição brasileira de 1988 como princípio do ensino público, reforçada na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e posteriormente pelo Plano Nacional de Educação em 2001.
Assim, a democracia existe para melhorar a vida das pessoas, e na escola a gestão democrática deve ocorrer para melhorar as aprendizagens dos alunos, visto que quando pensamos em conhecimento nos remetemos a escola. Na atualidade, precisamos de uma instituição de ensino inclusiva, capaz de fazer o aluno aprender, tornando-o cidadão.
O referido vídeo ainda menciona a importância do Projeto Político Pedagógico – PPP, apontando-o como um instrumento de elaboração coletiva e dá rumos para onde vai a escola. É acrescentado que a escola precisa fazer mais ciência em todas as áreas do conhecimento e desenvolver uma atitude de acolhimento dos setores representados na mesma, dando voz e vez aqueles que não tinham oportunidades iguais, como por exemplo, as crianças pobres da periferia.
Para finalizar é exposto que a escola é uma agência de cidadania, a instituição mais representativa da democracia, a rede de presença do Estado que precisa formar o aluno de forma integral, não apenas para o mercado de trabalho, mas para formar novas mentalidades para o agir, o interagir e o modificar, com o intuito de que ocorra uma sociedade mais justa, e assim, a gestão democrática tem uma relevante participação nesse aspecto.
Podemos dizer que os entrevistados debatem o tema da gestão democrática de forma clara, e utilizando uma linguagem simples e objetiva com vocábulos bem acessível ao público destinado (professores/gestores). A partir dessa discussão podemos inferir que logo após o regime militar brasileiro a sociedade se preocupou em implantar a gestão democrática na legislação de nosso país. Passadas duas décadas e meia esse processo ainda se arrasta pelos caminhos das nossas escolas públicas de forma diversificada. Alguns Estados e Municípios já se encontram em processo mais avançado, enquanto que em outros ocorre ainda resistências para que a gestão democrática se implante neles. Creio que estamos no caminho certo, é preciso que a comunidade aposte nessa ideia e que compreenda também que o processo de gestão democrática não se restringe somente a eleição para gestores de escolas, pois a eleição é um passo importante, mas não podemos relacionar esse processo que é abrangente, somente a isso. A gestão democrática é relevante na construção de uma escola que possa ofertar um ensino de qualidade, proporcionando a emancipação das pessoas e o Estado tem papel fundamental através das políticas educacionais.
(Atividade realizada por Rosamilton Lima)

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