A
função de educador é uma das mais árduas e difíceis. Um fator que contribui de
forma negativa é a desvalorização da profissão de professor e a sua baixa
remuneração. Logo, para que esse profissional consiga um melhor salário ele se
submete a não se limitar apenas a um vínculo, e consequentemente acaba obtendo
jornada dupla de trabalho que gera sobrecarga, somadas a insatisfação devido a
diversidade de problemas que encontramos no chão de nossas escolas.
Na
Escola Estadual Vicente de Fontes a maioria dos docentes possui dois vínculos,
seja ambos na rede estadual de ensino ou o segundo vínculo na rede municipal.
Isso resulta, na dificuldade de reunir todos esses profissionais para o
planejamento coletivo. No entanto, os professores da referida escola tem a conscientização
da necessidade de se encontrarem para planejamento, como também possuem o conhecimento
das orientações da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e dos Parâmetros
Curriculares Nacionais que enfatizam a necessidade do desenvolvimento de um
trabalho que contemple a interdisciplinaridade.
Embora
ocorra essa dificuldade que apontamos, conseguimos reunir semanalmente com
alguns professores nas horas departamentais para planejamento das atividades.
Ademais, nossos professores estão constantemente preocupados com o ensino
aprendizagem na Instituição de Ensino, e as discussões no final de cada
bimestre são significativas e objetivas, contribuindo para tomada de decisões
da gestão escolar, permitindo o direcionamento da escola para a melhoria do
ensino aprendizagem na referida escola. A maioria de nossos professores possui
curso de especialização, participa de cursos de formação continuada e são
dedicados ao estudo, favorecendo o desenvolvimento de um bom trabalho. Assim,
são docentes com experiência acadêmica que buscam ministrarem suas aulas com
foco na necessidade do estudante, enfatizando a interdisciplinaridade,
considerando por exemplo o conhecimento exigido para vida do ser humano, assim
como seguindo parâmetros do que é exigido em avaliações externas como a
Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, a Prova Brasil e o Exame Nacional do
Ensino Médio – ENEM. Infelizmente, não é possível distribuir todas as
disciplinas em suas áreas de formação, mas a gestão faz a distribuição da carga
horária priorizando sempre a formação do professor e depois a afinidade com o
componente curricular.
Podemos
dizer que o ensino tem como função social formar o indivíduo para exercer
cidadania e para atuar no mercado de trabalho, pois segundo consta no artigo 2º
da lei nº 9394, de 20.12.96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –
LDB, “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade
e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho”. Logo, é necessário que a escola trabalhe nessa
perspectiva.
A função social da escola não pode ignorar as reais
condições em que esta se encontra. A realidade dos alunos, a precariedade
vivida pelos professores e a luta que os mesmos enfrentam pela garantia dos
seus direitos. Portanto, é indispensável nos referirmos a documentos que
garantem tanto ao individuo quanto a escola conhecimentos aos direitos
educacionais.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em
1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei
visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a
democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A
escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
De acordo com as Diretrizes da Secretaria de Educação - SEEC
do Estado do Rio Grande do Norte 2012, cada unidade educacional é autônoma,
portadora de uma identidade específica, uma qualidade que a faz ser única, o
que não significa isolamento, já que é parte integrante do sistema público
estadual de ensino. O Projeto Político Pedagógico é o instrumento norteador da
organização e da gestão do trabalho educativo escolar; é compreendido como um
processo contínuo e sistemático de conhecimento e análise da realidade da
escola. Implica previsão e programação das ações a serem desenvolvidas e
definição de objetivos e metas a serem perseguidas e alcançadas.
Dessa forma, a SEEC RN desenvolve o processo de construção
dos Referenciais Curriculares do Estado do RN, como uma meta estratégica para
contribuir com uma melhor qualidade da educação. O processo de construção
desses referenciais considera as novas exigências da educação no século XXI e
procura definir os saberes básicos objeto da educação básica, que são
imprescindíveis a todos para o desenvolvimento integral e para o exercício da
cidadania crítica. As escolas devem planejar a garantir a participação dos
professores nesse processo de construção, uma vez que se faz necessário o
estabelecimento compartilhado das aprendizagens desejadas e básicas como
condição da educação básica de qualidade no estado do RN.
Nesse sentido, nossa escola realiza o planejamento das
atividades de aprendizagens nos
diferentes componentes do currículo escolar que devem tomar como base as atuais
Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, os Parâmetros Curriculares Nacionais
e as Orientações da SEEC. Assim,
atualmente temos como grade curricular para o Ensino Fundamental: Língua
Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte, Língua Inglesa, Ensino
Religioso, Educação Física e no Ensino Médio Regular as mencionadas disciplinas,
exceto Ensino Religioso e somadas a Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola.
Já no Ensino Médio noturno com proposta diferenciada além das mesmas
disciplinas dispostas no Ensino Médio Regular foi acrescentado Formação para o
Trabalho e elas estão dispostas em blocos, divididos no 1º e 2º semestres.
Ademais, nessa modalidade de ensino 200 horas são atividades extraclasses, em
que os alunos utilizam horas vivenciadas em projeto com temática voltada para
sua realidade, por exemplo está sendo desenvolvido desde 2014 o Projeto Conte
até 10, valente é quem não briga, que trabalha o combate a violência e cada
semestre é desenvolvida uma temática. Essa é uma forma de tentar assegurar a
permanência do aluno dessa modalidade em sala de aula, visto q são alunos que
em sua maioria, trabalha durante o dia e só podem estudar a noite, mas
apresentam cansaço e as vezes diminuem a produção de atividades escolares.
Portanto, na Escola Estadual Vicente de Fontes
temos o compromisso com toda a comunidade escolar e estamos sempre preocupado e
atentos com a questão do currículo. Nossos profissionais desenvolve as suas
atividades com o foco nos conteúdos que serviram de suporte para sua vida
quando estiverem fora das quatro paredes da escola. Assim, seguimos as
orientações das leis educacionais vigentes em nosso Estado e país.
Referências
LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394, de 20.12.96. (1996).
NATAL. Diretrizes. Secretaria do Estado do Rio
Grande do Norte. 2012.
(Texto produzido por Rosamilton Lima. Atividade da Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação do Curso de Especialização em Gestão Escolar).
(Texto produzido por Rosamilton Lima. Atividade da Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação do Curso de Especialização em Gestão Escolar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário