quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A qualidade da educação


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https://www.youtube.com/watch?v=QqhNRMYyVVM

Existem políticas públicas implantados por governos, incentivadas por órgãos como o Banco Mundial para o desenvolvimento educacional. Para que ocorra a melhoria da educação existem os fatores extraescolares e os intra-escolares. Nos primeiros, estão o nível social, cultural e econômico das famílias que conduzem os estudantes para escola.
Em nossa escola o nível socioeconômico dos nossos discentes é de classe baixa, visto que a maioria são filhos de agricultores familiares que possuem baixa renda e são beneficiários de programas sociais, como o bolsa família. Logo, a maioria dos alunos não possuem acesso a bens culturais e tecnológicos, convivem em um ambiente familiar onde os pais, em sua grande maioria, não foram escolarizados e muitos não participam da vida escolar de seus filhos. Diante disso, somos conscientes de que a escola possui a função de promover uma formação sólida, crítica, ética e solidária, articulada com políticas públicas de inclusão e resgate social. Assim, o Estado possui o dever de garantir a educação básica de forma gratuita para todo cidadão com padrões mínimos de qualidade, o que inclui a igualdade de condições para o acesso, permanência e desempenho escolar e busca fazer isso por meio de diversos programas. Porém, para que esses programas funcionem corretamente é necessário o controle social dos seus beneficiários. Porém, o que ocorre algumas vezes é que existem muita Market na divulgação dos programas e os recursos são poucos e as vezes mal gerenciados.

Já os níveis intra-escolares estão relacionados aos problemas internos ao processo ensino aprendizagem tais como a formação de professores, a organização do currículo escolar, a forma de planejamento, metodologia dos professores, dentre outros. Hoje há programas para a formação continuada dos profissionais de educação, mas muitos dos professores, não desejam mais participarem por conta da sobrecarga de trabalho, desânimo com os planos de cargo e salário que não valorizam a titulação e alguns por comodismo mesmo. Consequentemente, professores não capacitados junto com vários outros fatores negativos que perpetuam no chão de nossas escolas contribuem para o fracasso escolar. Em nossa escola a maioria dos profissionais participam de formação continuada.
(Texto produzido por Rosamilton Lima na Sala Ambiente Tópicos Especiais no Curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFRN)

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