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https://www.youtube.com/watch?v=QqhNRMYyVVM
Existem
políticas públicas implantados por governos, incentivadas por órgãos como o
Banco Mundial para o desenvolvimento educacional. Para que ocorra a melhoria da
educação existem os fatores extraescolares e os intra-escolares. Nos primeiros,
estão o nível social, cultural e econômico das famílias que conduzem os
estudantes para escola.
Em
nossa escola o nível socioeconômico dos nossos discentes é de classe baixa,
visto que a maioria são filhos de agricultores familiares que possuem baixa
renda e são beneficiários de programas sociais, como o bolsa família. Logo, a
maioria dos alunos não possuem acesso a bens culturais e tecnológicos, convivem
em um ambiente familiar onde os pais, em sua grande maioria, não foram
escolarizados e muitos não participam da vida escolar de seus filhos. Diante
disso, somos conscientes de que a escola possui a função de promover uma
formação sólida, crítica, ética e solidária, articulada com políticas públicas
de inclusão e resgate social. Assim, o Estado possui o dever de garantir a
educação básica de forma gratuita para todo cidadão com padrões mínimos de
qualidade, o que inclui a igualdade de condições para o acesso, permanência e
desempenho escolar e busca fazer isso por meio de diversos programas. Porém,
para que esses programas funcionem corretamente é necessário o controle social
dos seus beneficiários. Porém, o que ocorre algumas vezes é que existem muita
Market na divulgação dos programas e os recursos são poucos e as vezes mal
gerenciados.
Já
os níveis intra-escolares estão relacionados aos problemas internos ao processo
ensino aprendizagem tais como a formação de professores, a organização do
currículo escolar, a forma de planejamento, metodologia dos professores, dentre
outros. Hoje há programas para a formação continuada dos profissionais de
educação, mas muitos dos professores, não desejam mais participarem por conta
da sobrecarga de trabalho, desânimo com os planos de cargo e salário que não
valorizam a titulação e alguns por comodismo mesmo. Consequentemente,
professores não capacitados junto com vários outros fatores negativos que perpetuam
no chão de nossas escolas contribuem para o fracasso escolar. Em nossa escola a
maioria dos profissionais participam de formação continuada.
(Texto produzido por Rosamilton Lima na Sala Ambiente Tópicos Especiais no Curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFRN)
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