sábado, 13 de fevereiro de 2016

Aspectos históricos, geográficos, econômicos e socioculturais da E E Vicente de Fontes





A Escola “Estadual Vicente de Fontes” foi fundada no dia 11 de setembro de 1935, e construída em terreno doado pelo Senhor Pedro Simplício.  A instituição de ensino foi criada com o propósito de ofertar educação para a população de José da Penha e municípios vizinhos. Como documentos legais que amparam e determinam a criação e reconhecimento temos: O Ato de Criação: Lei nº 192/56 de 29/11/1956; o Decreto nº 11.623/93 de 23/03/1980 que transforma em escola de ensino fundamental e médio e como autorizações as portarias nº 458/80 de 20/05/1980 que implementa o ensino fundamental e a n° 446/94 de 29/08/1994 referente a implantação do ensino médio.
A referida escola funcionou os primeiros anos com o nome Escola Isolada “Mata” com apenas o processo de alfabetização, sob a regência da professora Elisa de Figueiredo, da cidade de Alexandria. Em 1938, foi nomeada a professora Amélia Beatriz Fernandes, que lecionou até 1945. Em 1946, a professora Adilce Pinheiro de Oliveira foi nomeada pelo estado e passou a trabalhar em classes multisseriadas. Em 1952, a escola recebe as professoras Maria de Lourdes Fontes, Lídia Fernandes de Queirós e Edézia Alves de Fontes Queirós. A instituição de ensino passou a funcionar com classes organizadas e selecionadas por série. No ensejo, mudou também o nome para Escola Reunida de José da Penha, tendo como primeira diretora a senhora Adilce Pinheiro de Oliveira Fernandes.
Em 1958, a escola passou a ser chamada de “Grupo Escolar Vicente de Fontes”. No entanto, somente em 1973 que a respectiva instituição foi denominada de Escola Estadual “Vicente de Fontes”. Em 1993 foi implantado o ensino médio neste estabelecimento de ensino. Assim, no decorrer do funcionamento da respectiva escola, registram-se como gestores, os professores citados no quadro seguinte:

GESTORES DA ESCOLA ESTADUAL “VICENTE DE FONTES”
ANO
NOMES DOS PROFESSORES
1952
Adilce Pinheiro de Oliveira
1957
Edézia Alves de Fontes Queirós
1958
Ana Leite da Silva
1961
Maria do Carmo Lima Fontes
1967
Iraci Costa Lima
1970
Adilce Pinheiro de Oliveira
1971
Maria de Lourdes Pontes
1973
Maria Edízia Costa Lima Cavalcante
1987
Sônia Maria Fontes
1991
Maria Edízia Costa Lima Cavalcante
1993
Glícia Maria Daves Silva
1995
Raimunda Rejane da Costa e Silva
2003
Hermes Aires de Carvalho
2003
Raimunda Rejane da Costa e Silva
2005
Pampannini de Fontes Queirós
2009
Adaias de Araújo Maia
2010
Amexsandra Costa Fernandes Fontes
2012
Elys Regina Fernandes Leite Maia
2014
José Rosamilton de Lima

Portanto, a Escola Estadual Vicente de Fontes vem ao longo dos anos fazendo história no processo educacional do município de José da Penha e do Estado do Rio Grande do Norte, como uma Instituição Educacional comprometida com um ensino de qualidade, conforme rege as leis que abaliza o ensino no país. Outrossim, a escola trabalha numa perspectiva de propiciar acesso e permanência de todos que buscam adquirir e ampliar conhecimentos e, ainda, comprometida em promover um ensino pautado na formação do ser humano em sua totalidade, os aspectos físico, ético, político, filosófico, dentre outros, contribuindo para a formação de cidadãos aptos para exercer sua plena cidadania.
A Escola Estadual Vicente de Fontes, tem por finalidade desenvolver propostas educacionais que assegurem ao educando uma formação que possa fornecer-lhes meios para uma educação de qualidade e possibilite participar ativamente das diferentes esferas sociais. Nesse sentido, a escola possibilita ao aluno do ensino fundamental e médio, meios que proporcionem a sua permanência na escola, enfatizando o aprimoramento da sua formação e desenvolvimento da autonomia intelectual, privilegiando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e o uso das diferentes tecnologias para propiciar saberes indispensáveis a vida de todos os estudantes que nela buscam conhecimento para melhoria como ser humano.
            A referida escola está localizada no município de José da Penha, situado no estado do Rio grande do Norte, pertencente a microrregião de Pau dos Ferros. A mesma atende uma clientela de alunos das turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, distribuídos nos turnos, matutino, vespertino e noturno.
A escola está localizado em uma região econômica baseada na agricultura familiar e pecuária, além da prestação de serviços. Os alunos que são matriculados na escola são oriundos da zona rural filhos de agricultores familiares, pequenos pecuaristas e aposentados, além dos alunos da Zona Urbana, que em sua grande maioria, são filhos de pequenos comerciantes, funcionários públicos, profissionais autônomos, entre outros.
             Ao longo dos anos a escola perpassa por grandes transformações nos mais variados âmbitos sejam eles políticos, econômicos, sociais e culturais. É nesse contexto que a escola tem um papel primordial em meio as mudanças ocorridas em todo o mundo que refletem diretamente no contexto educativo. Diante disso, oferecer um ensino de qualidade com expectativa de enfrentamento aos problemas sociais, tais como drogas, violência e indisciplina, são desafios a serem enfrentados, no intuito de termos uma escola prazerosa onde toda a comunidade escolar se sinta bem acolhida e valorizada para uma formação crítica, levando em consideração a formação humana dos educandos.
            A relação consolidada entre professor e aluno na Escola Estadual Vicente de Fontes, está estruturada dentro de um processo educativo que visa as novas tendências educacionais. Para tanto, o processo de ensino aprendizagem entre professor e aluno, busca desenvolver uma estrutura curricular, considerando as mudanças e os mais diferentes conceitos e pressupostos que atendam as novas demandas sociais e culturais advindas da sociedade.
            Nesse contexto, é primordial o papel da família na escola, para que ela seja parte significativa dentro do processo de ensino. Na mencionada escola, como em boa parte das escolas do Brasil, ainda percebemos uma participação pequena no ambiente escolar por parte da família, pois a presença da mesma na instituição de ensino se resume a reuniões de pais e mestres, eventos comemorativos, entre outros. Entretanto, é fundamental algumas mudanças em relação a uma maior participação da família na escola, haja vista que toda a comunidade escolar necessita atuar de forma coletiva para que tenhamos um processo educativo de qualidade. No entanto, a ausência de uma maior participação da família na escola ocorre possivelmente devido a fatores tais como, falta de disponibilidade de tempo para frequentar a escola, timidez e falta de compromisso no acompanhamento de seus filhos na escola. Todavia, temos que reconhecer também que quando há algum assunto de interesse ou que gere algum conflito envolvendo os alunos a família rapidamente procura a escola para solução e comparecem para atender a convocação da gestão em situações mais conflituosas.



(Texto produzido por Rosamilton Lima para atividade da Sala Ambiente Projeto Vivencial da Especialização em Gestão Escolar pela UFRN) 

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